quarta-feira, 29 de setembro de 2010







































Nesta terça-feira, 28 de setembro de 2010, o grupo da Movelaria compostos por representantes das Mesorregiões da Metade Sul do Rio Grande do Sul e Vale do Ribeira e Guaraqueçaba visitaram o Instituto Tecnológico de Móveis, Madeira, Embalagens e Afins em Valência/Espanha. O grupo coordenado pela Secretária Márcia Damo foi recebido pelo Diretor Geral, Sr. Manuel Boronat Ramón que apresentou os programas e a estrutura do AIDIMA, que desde 1984 vem apoiando as empresas por meio do desenvolvimento e atualizações de tecnologias.

O AIDIMA conta com 755 empresas associadas em toda a Espanha, sendo 65% da Região de Valência. O Instituto atua nas áreas de formação, análise de mercado e estratégias, informação, qualidade de logística, normatização, certificação, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologias e inovação.

O grupo visitou os principais laboratórios do Instituto, que trabalham com equipamentos de alta tecnologia para testes de resistência, impactos, compressão, vibração e condições climáticas e a maior biblioteca voltada para movelaria na Europa com cerca de 6000 exemplares..

O AIDIMA tem atuado no Brasil por meio de cooperações técnicas com o SENAI dos Estados de SC, PR e RS, em diversas áreas tecnológicas do setor moveleiro. O Sr. Manuel mostro-se interessado em articular parcerias com a REDEMOVEIS/RS e informou que deseja convidar empresas brasileiras para participarem do Congresso Internacional de Conjuntura do Setor dos Móveis e do Habitat em 2011.

Logo após o grupo visitou a maior Feira de Comercialização de móveis da Europa, e tiveram a oportunidade de visitar o stand de exportação o Brasilian Furniture, que é um projeto de associação de interessas entre a ABIMOVEIS e a APEX, que tem como objetivo principal fomentar a exportação brasileira de móveis, beneficiando as principais áreas moveleiras localizadas nos Estados do rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília e Pernambuco. Os móveis exposto eram de fábricas de São Bento do Sul/SC feitos de madeiras de demolição.

Depoimento do fabricante de móveis, Gilmar Bevilaqua, do Vale do Ribeira.

“ Decorrente das visitas que fizemos no dia de hoje percebi que temos que ter organização empresarial, investir em laboratórios, nos produtos que fabricamos, pois disso depende para a qualidade e satisfação dos clientes e o sucesso dos negócios.

Ter integração com órgão que possam nos auxiliar no melhoramento de nossa visão de administração.

Para finalizar quero dizer que saio daqui de Valencia com outra visão e o importância que isso representa para minha vida e dos colaboradores que dependem de mim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário